quarta-feira, 25 de agosto de 2010

07 – SCRUM Framework

O SCRUM é um framework para gerenciamento de projetos, ou seja, é um arranjo de práticas organizadas que permitem um fim comum.

Diga-se de passagem, o SCRUM não reinventa a roda, só a faz rolar direito!

O SCRUM utiliza-se de muitas práticas já conhecidas para gerenciamento de projetos, entretanto ele adapta essas práticas para o mais simplificado possível sem perder a qualidade e objetivos dessas práticas.



Mas afinal, o que é um Framework?

Se você buscar nos dicionários de Inglês existe vários significados, o mais aderente que pude encontrar é o seguinte: “A identificação e categorização dos processos ou etapas que constituem uma tarefa complexa ou mentalidade a fim de tornar explícito o tácito e implícito.”

Para os profissionais da computação esse conceito de framework é bastante claro. Para esse contexto o significado é de uma plataforma que facilita, conduz, padroniza e agiliza o desenvolvimento de um software.

Para outros o conceito de framework é uma plataforma imutável, ou seja, se você alterar algo a plataforma pode não mais funcionar corretamente.




Como um Framework é Customizado?

Mesmo o SCRUM sendo categorizado como um framework ele tem meios de ser alterado/customizado. Aí entra o conceito de implementação, ou seja, o SCRUM permite que determinados pontos que detalharei em outros POSTS possam ser adaptados à cada realidade.

Já vi algumas pessoas dizerem que o SCRUM é totalmente mutável, sinceramente eu não consigo concordar com isso. Digo isso, pois caso você deixe de utilizar uma parte da metodologia você estará deixando algo descoberto em seu projeto. Da mesma forma se o SCRUM fosse totalmente mutável ele não seria uma metodologia, estaria talvez mais perto da filosofia. Para ser até mais claro esse tipo de mentalidade que o SCRUM é totalmente mutável gera em muitas empresas a imagem de que eles possuem SCRUM por aparência, mas não o utilizam efetivamente e muitos acabam deixando a metodologia de lado por não aplicar de forma correta e por sua vez não obter os benefícios. Não caia no modismo, se você deseja ter o SCRUM verdadeiramente funcionando em sua empresa busque conhecer toda a metodologia primeiro, garanto que não dará trabalho, um treinamento de 16h, um bom livro ou o Blog projeto-agil.blogspot.com resolvem!

Que fique bem claro para muitos, Quadro KANBAN (Scrum Board – Quadro do SCRUM com post-it) por si só não é SCRUM!

Isso poderá parecer muito legal no início, mas ao longo do projeto ele torna-se somente um obstáculo em ficar escrevendo em post-it. Sem o restante da metodologia provavelmente você não terá os benefícios oferecidos pelo SCRUM e logo isso cairá em desuso!


Até o próximo post!

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário